1 – Tutorial Arduino – Ligar/Desligar uma luz através de comandos do computador.

Teaser do que será visto durante as etapas do tutorial:

Se você acompanha meu blog, já deve ter percebido que gosto muito de estudar automação residencial. Sempre posto os resultados dos projetos e a idéia por trás dos mesmo, em detalhes. Mas, para reproduzir os projetos, é preciso ter uma base, principalmente sobre o funcionamento do Arduino

Resolvi então criar uma serie de posts introduzindo o desenvolvimento no Arduino.

Nosso objetivo nessa serie é:

Ligar/Desligar uma luz através de comandos do computador.

Para alcançar esse objetivo, vamos passar por as seguintes etapas (sigam-nas em ordem):

  1. montar o ambiente para desenvolver com o arduino
  2. entender a escrita em porta lógica digital (acender um LED) + introdução ao Arduino (http://wp.me/p1pSXR-5Z)
  3. entender a leitura em porta lógica digital (ler um interruptor) (http://wp.me/p1pSXR-5O)
  4. se comunicar com o mundo exterior (ler e escrever na porta serial) (http://wp.me/p1pSXR-5I)
  5. ligando uma luz incandescente através do arduino (http://wp.me/p1pSXR-5C)
  6. controlar arduino por um programa externo ( app Java conversando via porta serial) (http://wp.me/p1pSXR-5y)
  7. ligar e desligar uma luz através da WEB  (web app Java) (http://wp.me/p1pSXR-5a)

Agora é a primeira etapa, montar o ambiente. Vocês precisam de:

Parte Arduino: (sugiro comprar os componentes eletrônicos no ebay ou dealextreme)

  • 1 Arduino Uno
  • 1 LED
  • 1 Relay 0-5V  DC 110V AC
  • 1 Lampada
  • 1 Soquete
  • 1 interruptor
  • Resistores diversos (10Kohm e 100ohm)
  • 1 Diodo 1N4004
  • IDE de programação do Arduino

Parte Java: (aqui é para as partes 6 e 7. Como a comunicação é via porta serial, pode ser qualquer linguagem, mas os exemplos que darei serão usando Java)

  • Eclipse
  • Java 7
  • Tomcat 7

Quem for acompanhar as aulas deve ter uma noção básica de C++, linguagem de programação do Arduino, e de Java para as partes 6 e 7.

Então vamos lá. Ambiente montado, todas as partes compradas e em mãos, vamos para a parte 2, a escrita na porta lógica digital.

Ah, a reprodução do material é livre para fins não lucrativos, contato que coloque a referencia ao blog ;-). E se encontrarem algum erro ou se falei alguma barbaridade, postem que eu arrumo. E sorry no video pelos “Bom…”, mas não é fácil gravar esses videozinhos 😛
O wordpress é horrível para exibir código. O firefox poe barra de rolagem lateral, mas o chrome não. Estou tentando formatar o código para ficar bonito no chrome, mas vai demorar um pouco até tudo ficar 100%.

4 Comentários

Arquivado em Arduino, Automação Doméstica, Desenvolvimento, Eletrônica, Geek

4 Respostas para “1 – Tutorial Arduino – Ligar/Desligar uma luz através de comandos do computador.

  1. Angelo Marcelo

    Achei bem interessante esse post. Estou pesquisando sobre automação em arduino. Estou construindo uma caso e fiz todo o cabeamento estruturado para automação. Quero fazer ele toda em arduino. Com a interface para o android em Java. Mas sou iniciante e estou me batendo muito para isso.

  2. Amigo, te agradeço demais pela ajuda com esse projeto.
    Desenvolvi um pulso para um trabalho com um outro dispositivo e obtive sucesso.

    Por favor, me diz quais as configurações que você usou.

    Se foi windows 7 64 bits.

Deixe um comentário