Celular = Controle Universal por contexto

No meu ultimo post (http://wp.me/p1pSXR-4X), vocês viram detalhes do sistema de localização indoor para celular, que uso para saber em qual cômodo da casa eu estou.

A ideia era, sabendo onde estou, filtrar os dispositivos controláveis do cômodo e classifica-los em região (norte, sul, leste, oeste) para, usando a bussula do celular, só apontar para o dispositivo para poder controla-lo

E NÃO É QUE FUNCIONOU!!!! \o/ \o/ \o/ \o/ \o/

Todo esse aparato tecnológico foi usado para melhorar a interface com o usuário, que na minha opinião é um dos maiores empecilhos (fora o preço) para que os sistemas de automação não se popularizem.

Veja a diferença desse sistema para o primeiro programa de android que meu amigo fez para controlar meu sistema em 2011.

Para controlar os mesmos dispositivos eram necessários vários cliques. Primeiro escolher o cômodo. Depois escolher o dispositivo. Depois escolher a ação. Para ligar uma luz, era melhor levantar e usar o interruptor! 😛  Tenho tentando sempre simplificar, na medida do possível, a interface com a casa, por meio de reconhecimento de voz, através do kinect, e agora pelo uso de IA + Localização Indoor + Smartphone + Bussula, que para mim parece ser uma opção bem promissora!

Para fazer tudo funcionar bonitinho, escondi o sistema de arduino que liga e desliga a luz no forro de gesso (veja foto abaixo) e fiz um case bonitinho para o arduino que controla os dispositivos via infravermelho, como vocês podem ter notado no video.

Implantando nanocontroladores no forro do gesso. Nano só no nome, pq é um Arduino Nano :-P Veja que o primeiro lugar a ter a luz controlada é a coleção da Nintendo, lugar de destaque da casa!

Implantando nanocontroladores no forro do gesso. Nano só no nome, pq é um Arduino Nano 😛 Veja que o primeiro lugar a ter a luz controlada é a coleção da Nintendo, lugar de destaque da casa!

Já consegui configurar o Raspberry PI para ser meu servidor, não necessitando mais do notebook. É uma opção barata e que gasta pouquíssima energia, porem por meu servidor ser em JAVA, vou precisar otimizar um pouco o código (e tirar o hibernate lol) Nessas horas você percebe que não pode se encostar muito na lei de Moore.

Os próximos passos são: melhorar o programa android, pondo mais opções para cada dispositivo (volume e canal do receiver e da TV) e adicionar mais 2 controladores de luz, um deles dimerizaveis. Não é fácil evoluir esses projetinhos, tenho trabalhado 12h, dando aulas, e ainda surgem imprevistos como ligar sem querer o arduino no 110v e queimar tudo ou soldar tão mal feito as coisas que elas subitamente param de funcionar. Males de um lab de garagem 😛

Evoluindo na soldagem! Fazer placas é uma das coisas que mais atrasa o projeto, por ser demoradoooo (eu não manjo muito). Pior é quando a placa mal feita (da direita) para de funcionar do nada e você não sabe porque. Ambas as placas são um MUX para controlar até 4 dispositivos por IR.

Evoluindo na soldagem! Fazer placas é uma das coisas que mais atrasa o projeto, por ser demoradoooo (eu não manjo muito). Pior é quando a placa mal feita (da direita) para de funcionar do nada e você não sabe porque. Ambas as placas são um MUX para controlar até 4 dispositivos por IR.

Anúncios

4 Comentários

Arquivado em Android, Arduino, Automação Doméstica, Desenvolvimento, Eletrônica, Geek

4 Respostas para “Celular = Controle Universal por contexto

  1. Helton

    Genial, amei suas ideias, continue a inovar e criar.

  2. E aí ? Isso já virou produto ?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s