Controlando intensidade da Luz com Kinect – Dimmer + KinectHack

Continuando as experiencias do ultimo post (http://wp.me/s1pSXR-153), alterei a solução do kinect para controlar a intensidade da luz com meus gestos.

O resultado pode ser visto no video abaixo (esposa já tá querendo cobrar pelos serviços de filmagem.. olha só!):

Segundo o meu amigo Tanaka, o gesto que ativa a bagaça é o gesto do Hadouken! lol… ele me aconselhou a mudar o gesto para distancia na vertical, por que a idéia inicial de ser na horizontal podia ficar meio embaraçosa (ia parecer que estava medindo outra coisa O.o)

O próximo passo, que vai ficar pronto só Deus sabe quando, é controlar a TV com o Kinect. Teve uma empresinha ai que apresentou sua TV controlada por gestos como destaque para esse ano (Samsung – TV controlada pro gestos e voz -> http://www.youtube.com/watch?v=yUgL4erl6Uk). Como não sou rico, vou fazer a minha! uhauhauhau (aham Claudia, senta lá!, se conseguir fazer trocar de canal já vai ser muito, isso se os bugs não se proliferarem e eu apontar pra TV e o café ficar pronto na cozinha!).

Daqui pra baixo, não é interessante! lol. É uma descrição de como o algoritmo funciona, problemas e dificuldade enfrentadas, pra quem quiser fazer igual.

A intensidade da luz é controlada pela distancia vertical (eixo Z) entre as mãos.  Só que só vale se as mãos estiverem próximas, ou seja, se a distancia entre elas no eixo XY forem pequenas. Bom, isso explica metade de como resolvi o problema.

A pior parte, que está cheia de bug no momento, é você adaptar a distancia entre as mãos com o nivel atual da luz. Imagina que a Luz está em 10% de intensidade e você começa a mexer na intensidade da luz com uma distancia entre mãos de 15cm. Para você ligar ela, se fosse proporcional, você teria que ter uma distancia entre as mãos de 1 metro e meio e, bem, ninguem é um Dalsim para ter esse tamanho de braço.

Outra solução seria estabelecer uma distancia maxima, por exemplo, 40cm, e ajustar a intensidade da luz pela distancia atual entre as mãos, ou seja, 20cm é 50%, 30cm é 75%. O problema é que, imagina que estava em 10% e você alinha as mãos em 30cm, ele já salta pra 75%, não é algo gradual.

Então esse é o maior problema, fazer algo que vá se ajustando, de modo que você não precise ter 1 metro e meio de braço mas que continue gradual, sem mudanças bruscas de intensidade. Hoje, está um ninho de bug essa parte do código.

Além desse código adaptável, temos também problemas com o Kinect, como a imprecisão do reconhecimento de gestos, que as vezes não pega movimentos (piora com movimentos rápidos) e a dificuldade de pegar os movimentos mais sutis no escuro (como a distancia entre as mãos). Isso complica, porque fiz o esquema de seleção e deseleção da luz e, se demorar para pegar os movimentos de controle de intensidade, a luz se deseleciona e dai já era, tem que apontar para a luz novamente.

Anúncios

3 Comentários

Arquivado em 3D, Arduino, Automação Doméstica, Computação Gráfica, Eletrônica, Geek, Java

3 Respostas para “Controlando intensidade da Luz com Kinect – Dimmer + KinectHack

  1. O negócio tá ficando bom, hein!

  2. Cara oque vc usou pra controlar a luz?
    como variou a tensão nela?
    Que drimer usou?
    Qual é o codigo que usou?
    Passa ai mano, to com um projeto quase parecido, mais é por sensores ultrasonicos.
    Aguardo resposta ok. Tanks

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s